Com a chegada do movimento Maio Amarelo, na sensibilização para a segurança viária ganha ainda mais destaque. Neste mês dedicado à reflexão sobre a importância de comportamentos responsáveis no trânsito, as blitz educativas emergem como poderosas ferramentas de mobilização. Através dessas intervenções, a sociedade é chamada a refletir sobre seus hábitos no tráfego urbano, impulsionando um movimento coletivo em prol da vida e da paz nas vias públicas.
Com este intuito o Programa de Educação Ambiental do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), promoveu em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma blitz educativa no perímetro urbano da BR-230/PA em Marabá, que teve como foco sensibilizar os condutores e pedestres sobre a importância de adotar comportamentos seguros e responsáveis ao trafegar nas vias. Durante a ação, foram distribuídos materiais informativos/educativos e realizadas orientações sobre respeito às leis de trânsito, uso de equipamentos de segurança e prevenção de acidentes. A iniciativa integra as atividades do Maio Amarelo, campanha nacional que tem como tema neste ano “A paz no trânsito começa por você”.
“O objetivo principal dessa blitz foi chamar a atenção da comunidade para a importância de cada um fazer a sua parte na construção de um trânsito mais seguro e harmonioso. O tema deste ano, ‘A paz no trânsito começa por você’, ressalta a responsabilidade individual de cada cidadão em contribuir para um trânsito mais humano e pacífico”, destaca Glícia Favacho, coordenadora do Programa de Educação Ambiental.
Através do engajamento conjunto de órgãos públicos, empresas e sociedade civil, espera-se promover uma verdadeira transformação cultural que contribua para a redução do número de acidentes e mortes no trânsito. Com foco em construir um futuro onde todos possam circular pelas ruas com tranquilidade e segurança.